Vale a pena usar absorventes de tecidos?

by - segunda-feira, junho 25, 2018

Oi Mininas!


Hoje eu vou contar para vocês como é usar absorventes de tecido. Desde quando eu me tornei vegetariana eu optei por adquirir não apenas uma alimentação mais saudável, mas também utilizar produtos que não agridem o meio ambiente ou os animais. Infelizmente a maior parte que eu uso ainda agride, mas aos poucos eu vou mudando e transformando a minha vida e a do próximo. 
Antes de relatar a minha experiência gostaria de dizer quais são as consequências que os absorventes descartáveis causam no meio ambiente.

"Absorventes descartáveis começaram a encher lixões em toda a parte e o impacto ambiental destes produtos tomou proporções desastrosas. Uma única pessoa, que tem em média 450 ciclos menstruais durante a vida, usa cerca de 10.000 absorventes e gera 150kg de lixo. Se considerarmos que, apenas no Brasil, existem hoje mais de 62 milhões de pessoas em idade menstrual, chegamos ao número alarmante de mais de 12.000 toneladas de absorventes jogados fora todo mês.
Lixos plásticos demoram séculos para se decompor e, eventualmente, vão parar em nossos oceanos. Estes resíduos são muitas vezes ingeridos pela vida marinha causando obstrução na digestão e morte. O constante contato com estes componentes químicos tem mostrado consequências diretas na saúde e na vida das pessoas que trabalham com separação de lixos." - Texto Korui


O fornecedor pede para comprar o mesma quantidade que você usa de absorventes descartáveis, por exemplo: Se você usa sete por dia, compre sete absorventes de tecidos. Para testar eu comprei um absorvente de tecido tamanho P e outro G. 

Azul é da marca Morada da floresta tam. G e o amarelo Bela Gil tam. P


Como utilizei?


O meu fluxo é INTENSO, por isso, eu utilizei o pequeno na primeira hora do primeiro dia e o grande a partir do segundo dia, intercalando com absorventes descatáveis. Por exemplo: Quando eu uso absorvente descartável eu troco o absorvente de três em três horas certinho e no máximo quatro horas. Então, no primeiro horário do dia eu usei o absorvente de tecido e após três horas eu coloquei o descartável.

Depois de testar eu descobri que devido o tempo de troca ser menor em comparado aos descartáveis, eu tenho que comprar uma quantidade maior.

Como foi a sensação?


Nas primeiras horas tranquilo, mas quando foi aproximando o tempo de trocar (duas horas e quarenta minutos) eu comecei a sentir um leve desconforto, não me sentia seca. No outro dia fiquei somente duas horas e deu TUDO certo! 

imagem @blognoequilibrio

Ele vasa ou fica com cheiro?


Não e não.

Como lavar?


Lave com água abundante para tirar o excesso e em seguida deixe de molho em um balde com água e sabão de coco, por no minimo 40 minutos. Depois, passe mais sabão de coco, esfregue com uma escova e enxague beeeeeem, torce, disponha para secar e por ultimo passe o ferro. Nessa segunda parte você pode colocar na maquina de lavar ciclo leve, mas eu prefiro lavar na mão. 

Obs - No final do ciclo menstrual eu troco de quatro em quatro horas.

O tecido parece com o tecido de um biquini.

Marca na roupa?


Os tamanhos G e P não marcaram nas calças jeans, somente em legging


Quando for preciso utilizar calças de academia eu uso aquelas com saia por cima, assim o absorvente G não marca.

Lado esquerdo com absorvente tam. G / Lado direito sem absorvente. 

Dicas:


  • Se você usa 8 absorventes de tecido por dia, compre quatro a mais para utilizar no inicio do outro dia até secar os do dia anterior. Mas o ideal é ter sempre o dobro.
  • Quando você estiver em casa coloque o absorvente de molho e para lavar assim que tirar.
  • Caso esteja na rua, troque o absorvente e guarde o usado dentro de uma bolsinha própria para absorventes de tecido (Encontra no site), ela é permeável e não fica com cheiro. Ao chegar em casa lave.
  • Não deixe jamais para lavar no outro dia.
  • Quando for comprar o absorvente de tecido monte um kit higiene: um balde médio, escova de roupa e sabão de coco, tudo exclusivo para você.
  • Compre absorventes de tecidos de ÓTIMA qualidade e permeáveis. Eu comprei o meu na Morada da Floresta .
  • Não tenha nojo da sua menstruação, é só sangue e sai de dentro de você. Não tenha nojo do seu corpo!

Outras alternativas:


  • Calcinhas absorventes - quero muito testar.
  • Coletor menstrual.

A dúvida principal é, vale a pena usar absorventes de tecido? Siiiiiiiiiiim! 

E vocês já usaram ou não? Deixe o seu comentário e vamos interagir.

You May Also Like

0 comentários