Cronograma Capilar
Olá Meninas!
O que é cronograma capilar?
Como eu faço o meu cronograma capilar?
Obs: Domingo e quarta eu lavo o meu cabelo com o shampo bomba e sexta eu utilizo um de limpeza profunda.
O assunto de hoje é cabelo, especificamente, cronograma capilar. Para quem não acompanha o blog eu estou em transição capilar já faz um bom tempo, aproximadamente três anos. Desde o final do ano passado confesso que não tenho feito uma rotina de hidratação, e isso é crucial para qualquer cabelo, mas, principalmente para quem está passando pela transição capilar, e com escova. Mas, eu resolvi retomar à minha rotina capilar e decidi seguir a risca o cronograma capilar (pelo menos durante um tempo), porque antes eu hidratava o cabelo com frequência porem não tinha um cronograma!
- Vou deixar alguns links dos posts que eu fiz falando sobre: o que é Transição Capilar (aqui); Pontos Positivos da Transição Capilar (aqui); Transição Capilar com Escova (aqui).
O que é cronograma capilar?
É uma tabela composta por três fases, hidratação, nutrição e restauração. Ele funciona como um tratamento detalhado para o cabelo, onde você vai acompanhar o progresso do seu desenvolvimento capilar. O objetivo principal do cronograma é deixar o cabelo mais saudável. Ele é feito para pessoas com cabelos danificados, ou que precisam de um cuidado maior por causa do uso de químicas, tintura, secador, chapinha e outros produtos que danificam o cabelo.
O que é, para que serve Hidratação, Nutrição e Reconstrução Capilar?
Hidratação: A hidratação repõe a água e umidade dos fios, deixando os mais maleáveis e sedosos. São mascaras de tratamento capilar compostas por: Extratos vegetais de plantas ou frutas; Pantenol; Glicerina; Silicone; Aloe Vera; Açúcar.
Nutrição: A nutrição serve para repor o óleo do cabelo, sanar as pontas duplas, impede que o fio perca a água e umidade, além de dar brilho e vitalidade ao cabelo. São mascaras de tratamento capilar compostas por: Óleos vegetais, Azeite, Argan, Coco, Amêndoas (ou você pode acrescentar um desses óleos no creme creme capilar).
Reconstrução: A reconstrução é feita para repor a queratina dos fios e fortalece los. É necessário quando o cabelo está muito danificado, fraco, quebrado ou acabou de passar por um processo químico (como progressiva, alisamento). São mascaras ou ampolas de tratamento capilar compostas por: Queratina; Arginina; Colágeno; Aminoácidos.
- Os produtos utilizados na fase de reconstrução (queratina, aminoácidos...) devem ser utilizados somente de 15 em 15 dias, pois o excesso pode gerar danos ao cabelo.
Como usar o cronograma capilar?
Inicialmente você pode seguir uma tabela geral (vou postar abaixo), mas, depois de um tempo é bom você saber qual a necessidade do seu cabelo e fazer o seu próprio cronograma, para comprar os produtos de acordo com a sua necessidade.
O que diferencia o meu cronograma do cronograma geral são as nutrições com as hidratações. Durante um tempo eu fui percebendo que o meu cabelo necessita de mais nutrições. Talvez seja pelo fato dele ser crespo e precisar de mais atenção nas pontas, onde os nutrientes tem mais dificuldade de chegar. Por isso, eu faço as nutrições com mais frequência. Em relação à reconstrução eu continuo fazendo uma vez ao mês.
Obs: Domingo e quarta eu lavo o meu cabelo com o shampo bomba e sexta eu utilizo um de limpeza profunda.
Imagem via: @noequilibrioo
E aí, gostaram? Vocês também utilizam o cronograma ou não conhecia?! Deixe seu comentário e vamos interagir!



0 comentários