Jejum Intermitente
Oi Pessoal,
O que é o Jejum Intermitente?
Quais são benefícios?
O assunto de hoje é uma pouco polemico, porém, muito interessante e a cara do blog (que tem como objetivo, fornecer informação para buscarmos o nosso equilíbrio - mente, corpo). Eu não sou expertise no assunto, então separei as principais perguntas relacionadas ao tema e respondi em tópicos, mas o objetivo é relatar a minha experiencia. Caso você se interesse ler mais sobre o assunto, vou deixar alguns sites listados no final do post, para maiores informações.
O que é o Jejum Intermitente?
O Jejum Intermitente, consiste em restringir a alimentação em um longo período de 12 a 24 horas. Durante o jejum intermitente, o horário de intervalo em que você for comer, os alimentos devem conter poucas calorias, além de ser nutritivos e saudáveis.
- Acelera o metabolismo
- Melhora a sensibilidade à insulina
- Ajuda a queimar gordura
- Previne a obesidade
- Desintoxica o corpo
2 Tipos de Jejum Intermitente
- Método 16/8 horas - Fazer uma refeição saudável, e ficar 16 horas em jejum.
- Eat to Eat 24 horas - Ficar 24 sem comer.
Obs.: Durante o jejum você pode tomar água, chás, cafe puro (sem açúcar / leite) a vontade, por ser alimentos sem calorias.
Pessoas restritas ao Jejum Intermitente?
- Gravidas;
- Pessoas com transtornos alimentares;
- Pessoas que fazem o uso de insulina;
- Crianças;
- Pessoas diagnosticas com câncer.
Minha experiência
Antes de relatar, gostaria de deixar bem claro NÃO FAÇAM ISSO EM CASA.
Optei por testar o jejum intermitente com o objetivo de desintoxicar o corpo. Não sei se acontece com vocês, mas tem época que eu como tanta porcaria (doces, sanduíches, refrigerantes...)que eu sinto o meu corpo sujo(não é a falta de banho), é complicado descrever. Enfim, eu senti a necessidade de limpar o meu corpo, então decidi fazer o jejum 24 horas, ou seja, não comi nada durante esse período. O dia todo tomei apenas água e chá de canela com maçã e gengibre, no inicio pulei 10 min. de corda. O meu jejum acabou se tornando espiritual, porque eu resolvi ler a bíblia, orar... Eu sei que essa não a forma correta de iniciar um jejum espiritual, mas já que eu estava fazendo uma desintoxicação física, porque não fazer uma espiritual (acredito ser a mais importante). Valeu a experiencia, foi um momento de equilíbrio entre meu corpo, mente e espirito, não passei mal e nem senti fome desesperadora. Apesar de tudo, o que eu fiz foi apenas um jejum, seria intermitente se tivesse ocorrido no decorrer da semana ou várias vezes no mês, e nesse caso eu teria desmaiado kkk, afinal eu não busquei auxilio de um nutricionista.
A minha percepção foi que esse tipo de jejum é ideal para atletas de alta performance.
RECOMENDO? É claro que NÃO, até porque não sou formada na área de nutrição. Caso você se interesse aconselho conversar com o seu nutricionista.
Mais sobre o assunto...
ATENÇÃO!
Gostaria de deixar bem claro, que o objetivo desse post é apenas informativo e não substitui a ida ao médico, nutricionista, personal trainer. Sendo assim, não faça nada antes de consulta-los.


4 comentários
Menina como tu conseguiu?! Não consigo ficar nem uma hora sem comer imagina 24h e ainda pulando 10 minutos de corda,afinal sou preguiçoso e gulosa ,não conseguiria (kk)
ResponderExcluirBjs
Oiii Jamili!
ExcluirAs vezes eu também penso como que eu consegui kkk Acho que foi muita vontade de querer me sentir melhor.
Beijos
Muito Bom o seu Artigo, vou tentar algumas das dicas passadas rs, obrigado por compartilhar conosco.
ResponderExcluirOi José!
ExcluirFico feliz com a sua visita aqui, mas principalmente por ter gostado e ajudado com o post.
Volte sempre!